-
Arquitetos: Field Operations
- Área: 452700 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Holi Photography, ZC Studio
“O Parque Guiwan é um exemplar ousado, responsável e equilibrado de uma nova infraestrutura paisagística urbana. Essa transformação de um canal hermético para uma infraestrutura verde em apenas dois anos serve como modelo para todas as cidades costeiras.” - Júri do Prêmio ASLA 2023. Em outubro de 2023, a Sociedade Americana de Arquitetos Paisagistas (ASLA) realizou sua cerimônia anual de premiação em Minneapolis, EUA. Entre os concorrentes internacionais, o projeto Qianhai Guiwan, liderado pela Field Operations, foi o único não americano a receber o Professional General Design Honor Award. Este projeto inovador, reuniu uma equipe multidisciplinar de especialistas de mais de 19 áreas, incluindo geologia, mobilidade, arquitetura e engenharia estrutural. Ele serve como testemunho da habilidade da China na construção e inovação, pois a equipe enfrentou coletivamente um desafio global com inovação audaciosa e dedicação inabalável. Vale ressaltar que membros principais da equipe da Field Operations, envolvidos desde 2016, representaram orgulhosamente o projeto na prestigiosa cerimônia de premiação. Por meio de sua abordagem pioneira e engenharia de ponta, Qianhai Guiwan está não apenas remodelando a paisagem, mas também transformando a maneira como as pessoas vivem, oferecendo uma contribuição distinta para o avanço da sociedade.
Memorial do Projeto. O Parque Guiwan é o primeiro "dedo d'água" a ser construído na "Cidade das Águas de Qianhai", uma urbanização inovadora e sustentável. Como núcleo verde, o Parque Guiwan sustenta o centro da cidade e cria uma infraestrutura azul-verde em grande escala para gerenciamento de águas pluviais, proteção contra enchentes e recuperação de habitats. Um parque costeiro contínuo, o Guiwan possui 51.000 metros quadrados de manguezais, 18.000 metros quadrados de áreas úmidas de água doce e 255.000 metros quadrados de parque, naturalizando o corredor de marés e criando uma harmonia entre beleza e desempenho ecológico. O parque combina funções ecológicas, sociais e urbanas com zonas que apoiam esportes, lazer, recreação e exploração da natureza, criando uma "hiper-natureza" que reúne ecologia e fortalece uma rede urbana.
Da "Cidade das Águas de Qianhai" ao Parque Guiwan. A "Cidade das Águas de Qianhai" cria uma nova identidade para uma região costeira com cinco distritos de desenvolvimento definidos por grandes "dedos d'água" entre os bairros. Essa estrutura delineia uma estratégia para uma cidade mais resiliente e ecológica. O Parque Guiwan é o primeiro de cinco "dedos d'água" a ser construído em Qianhai. O parque oferece uma instalação única integrando infraestrutura azul-verde com programas de recreação ativa e passiva, ecologia, habitat e cultura, centrados em um canal de marés que protege a cidade e a área interna de inundações e melhora a qualidade da água. Como um parque central, esse espaço aberto em grande escala é fundamental para as necessidades da cidade à medida que se desenvolve. O parque de 2,2 quilômetros de comprimento e 45 hectares incorpora uma programação que atende a um contexto mais urbano ao oeste e se transforma à medida que se torna mais residencial ao leste. Ao sincronizar uma rede pedonal, sistema de coberturas, áreas úmidas, canais e superfícies suaves, o Parque Guiwan cultiva a interação entre eles, promovendo um ecossistema integrado.
Desempenho Ecológico. Os três platôs do Parque Guiwan - floresta, área úmida de água doce e área úmida de água salgada - acomodam uma mudança acentuada de elevação entre a rua principal do parque, que fica a 6 metros acima do nível do mar, e o nível da água do canal central, que varia de -1 a 2,0 metros. Como parte das "cidades esponjas" da China, o parque e seus platôs absorvem e tratam a água da chuva, incluindo a água das vias circundantes, capturando 90% da precipitação anual e reduzindo a poluição de fontes difusas em 72%. O Parque Guiwan utiliza estratégias de desenvolvimento de baixo impacto para o gerenciamento de águas pluviais, incluindo valas de grama e cascalho ao longo das principais vias, jardins de chuva com um cinturão verde e tanques subterrâneos para um sistema de filtragem e reutilização da água da chuva.
Biodiversidade e Recuperação de Habitats. O Parque Guiwan apresenta uma topografia costeira e contínua que incorpora plantas subtropicais nativas, incluindo 51.000 metros quadrados de manguezais que expandiram de 3 para 17 espécies. Os diversos "terrenos vivos" do parque incluem florestas, bosques, gramados, áreas úmidas de água doce e áreas úmidas de água salgada que aumentam a biodiversidade e criam condições de habitat novas e únicas. Houve um reaparecimento de muitas espécies nativas da região, incluindo garças, garças-brancas, maçaricos, peixes-gato e caranguejos. No primeiro ano, as novas áreas úmidas atraíram 21 espécies de macrobentos, contribuindo para um ecossistema marinho saudável.
Parque Inteligente. O Parque Guiwan incorpora tecnologia que monitora solo, irrigação, insetos, níveis de água e condições das árvores. Esses dados são usados pela equipe de manutenção para apoiar as operações e monitorar o desenvolvimento e amadurecimento das espécies do parque. Os mesmos dados foram usados em parcerias com instituições locais para entender melhor a restauração ecológica em ambientes urbanos, utilizando o Parque Guiwan como estudo de caso. Além disso, um aplicativo para visitantes permite que eles naveguem pelo parque em uma visita digital e aprendam mais sobre seus benefícios ecológicos.
Impacto. O Parque Guiwan estabelece um novo padrão, criando um parque vibrante que combina design com desempenho ecológico e interação social. À medida que as cidades costeiras enfrentam os efeitos das mudanças climáticas, o Parque Guiwan serve como exemplo de reabilitação ecológica em um local danificado, abrindo caminho para uma cidade mais resiliente que aproveita o impacto de uma infraestrutura azul-verde em grande escala enquanto cria espaços abertos e restaurativos.